Antes da chegada do locatário:
Verifique se tem em sua posse os documentos necessários para o aluguer (modelo de contrato de aluguer, inventário do veículo e certificado de seguro);
É necessário limpar o veículo e verificar que o depósito das águas sujas foi esvaziado;
Controle os níveis de gás, óleo e combustível;
Verifique, caso esteja incluído, os equipamentos indicados no seu anúncio: atoalhados; jogos de cama; louça e material para cozinhar.
Aquando da chegada do locatário:
Peça-lhe que lhe apresente os seus documentos pessoais (documento de identificação). Forneça-lhe o certificado de matrícula, ou uma cópia autenticada do certificado de matrícula, do seu veículo.
Explique-lhe o funcionamento do veículo: as partes técnicas e práticas (como fazer o esvaziamento das águas sujas, como verificar os níveis).
Uma vez preenchido o contrato de aluguer e o inventário de aluguer, e assinado em conjunto com o locatário (cada parte deve ter em sua posse a sua cópia), efetue algumas manobras de condução com o locatário, para lhe mostrar quais os reflexos que o locatário deve ter com um veículo;
Solicite o montante da caução acordado;
Chegou o momento de lhe desejar uma boa viagem.
Não hesite em indicar ao locatário quais os elementos mais frágeis do veículo e a partilhar as suas experiências com o mesmo: o proprietário conhece o seu veículo melhor do que ninguém. Tenha em conta pelo menos uma hora para efetuar a entrega do veículo.
Atenção: é imperativo que o contrato seja assinado e que o inventário dos equipamentos seja cuidadosamente preenchido antes da partida do veículo.