1. Preambulo

A SAS Yescapa (com sede na 75-79 cours du Médoc, 33300 Bordeaux), enquanto responsável pelo tratamento, dá uma importância primordial ao respeito e à proteção da sua privacidade e dos seus dados pessoais.

Todos os dados recolhidos só serão utilizados para os fins estabelecidos nesta políticade conficidencialidade e nos Termos e Condições de Venda e Utilização do site e serviço Yescapa.

Esta "Política de Privacidade" tem como objetivo informá-lo sobre o tratamento dos seus dados relacionados com a utilização da Plataforma Yescapa.

2. Definições

«Avaliação »: Comentários e/ou avaliações feitas por um Utilizador sobre um Veículo e/ou outro Utilizador publicados após uma relação contratual entre Utilizadores.

«Contrato de Aluguer »: Contrato pelo qual um Proprietário cede o uso de um Veículo por um tempo e preço determinados. Estabelece as condições entre as partes durante esse período de aluguer.

«Dados Pessoais »: qualquer informação relacionada com uma pessoa física identificada ou identificável (doravante referida como "Utilizadores"); é considerada "identificável" uma pessoa física que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em particular por referência a um identificador, como um nome, número de identificação, dados de localização, identificador online ou um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

«Plataforma »: Site web e aplicação móvel disponibilizados aos nossos utilizadores para aceder ao serviço Yescapa.

«Perfil »: Dados fornecidos voluntariamente por um Utilizador durante o seu registo no Site ou durante a sua utilização do Site.

«Proprietário»: Inclui todos os Proprietários de Veículos que desejam alugá-los no Site. Os Proprietários em questão são aqueles cuja atividade ocasional de aluguer de Veículos é realizada a título privado e não constitui uma fonte principal de rendimento, ou aqueles cuja atividade de aluguer de Veículos é realizada a título profissional e constitui uma fonte principal de rendimento.

«Remuneração »: Quantia paga pelo Viajante ao Proprietário de um Veículo em troca da disponibilização e aluguer do Veículo.

«Reserva »: Ação do Viajante para reservar um Veículo e obtê-lo para uso durante um determinado período de tempo acordado com o Proprietário.

«Responsável pelo Tratamento ou A Empresa YESCAPA »: Determina as finalidades e os meios do tratamento; quando as finalidades e os meios deste tratamento são determinados pelo direito da União ou pelo direito de um Estado-Membro, o responsável pelo tratamento pode ser designado ou os critérios específicos aplicáveis à sua designação podem ser previstos pelo direito da União ou pelo direito de um Estado-Membro.

«Empresa »: A Empresa YESCAPA.

«Utilizador »: Inclui indistintamente os Proprietários e os Viajantes.

«Veículo»: Veículo Terrestre a Motor (VTM) de lazer ou tipo autocaravana de categoria VL ou PL com um seguro em conformidade com os requisitos legais estabelecidos para tal.

3. Recolha e Utilização de Dados

3.1. Criação de um Perfil e conclusão de um Contrato de Aluguer

Recolhemos as suas informações pessoais quando as fornece durante uma Reserva, quando entra em contacto connosco (por exemplo, usando o formulário de contacto ou quando envia um e-mail) ou durante a criação de um Perfil. Utilizamos as suas informações para estabelecer contratos e processar as suas Reservas. Após a eliminação da sua conta, os seus dados não serão mais acessíveis e serão eliminados após o período de armazenamento obrigatório, a menos que tenha consentido expressamente a sua utilização posterior. A eliminação do seu Perfil é possível a qualquer momento. Pode fazê-lo clicando em "eliminar o seu Perfil permanentemente" no seu painel de controlo ou pode solicitá-lo através de formulário ou e-mail, como indicado no artigo 6 desta política de privacidade.

Aqui está a lista das informações que recolhemos e as razões para a sua utilização:

TipoRazãoVisível ou não visível
Nome e apelidoPara os seguros das suas Reservas e a Remuneração dos Proprietários
O nome não é visível para o público em geral
**Data de nascimento **Para os seguros das suas Reservas e a Remuneração dos ProprietáriosNão visível para o público em geral
NacionalidadePara os seguros das suas Reservas e a Remuneração dos Proprietários, bem como para a gestão do serviço ao cliente
Parcialmente visível para o público em geral
MoradaPara os seguros das suas Reservas e a Remuneração dos Proprietários, bem como para a gestão do serviço ao clienteParcialmente visível para o público em geral
Número de telefonePara a gestão do serviço ao cliente e comunicação entre Proprietário e Locatário para as ReservasTransmitido ao Locatário durante a validação da Reserva, não visível para o público em geral
ApresentaçãoConfiança na relação de ReservaOpcional para o utilizador
FotografiaConfiança na relação de ReservaOpcional para o utilizador

Durante a sua Reserva, pedimos-lhe o seu destino. Isso permite-nos verificar se o seguro pode cobrir toda a sua viagem, mesmo que atravesse vários países.

Para podermos assegurar o seu aluguer, também precisamos de documentos pessoais. Estes documentos não são visíveis publicamente e são usados apenas para processamento interno para verificar identidades e para cumprir as funções estabelecidas no artigo 4 dos termos e condições de utilização:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de Condução
  • Comprovativo de Morada (não necessário para o aluguer de Veículos registados na Alemanha)

3.2. Publicação de um anúncio Para publicar um anúncio, são solicitadas informações sobre o seu Veículo e sobre si. Algumas informações são visíveis no site para ajudar o Locatário na escolha da sua autocaravana ou van convertida. Outras são invisíveis e servem para assegurar corretamente o seu Veículo ou para o pagamento da sua Remuneração:

Relativamente ao Veículo:

TipoRazãoVisível ou não visível
Tipo de VeículoPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
Marca e modelo
Para os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
MatrículaPara os seguros das suas ReservasNão visível para o público em geral
Primeira matrícula
Para os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajante
Visível para o público em geral
Valor do veículoPara os seguros das suas ReservasNão visível para o público em geral
DimensõesPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteOpcional para o utilizador
Combustível
Para os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajante
Visível para o público em geral
ConsumoPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
Data de primeira matrículaPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
Caixa de velocidadesPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
Número de lugaresPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
Número de camasPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajanteVisível para o público em geral
MoradaPara os seguros das suas Reservas e para conhecimento do viajante
Parcialmente visível para o público em geral porque o veículo está localizado numa área geográfica específica

Relativamente ao Proprietário (invisível):

*Cartão de Cidadão: Verificar a identidade (KYC) e para a gestão do serviço ao cliente ; *Proprietários profissionais: Cartão de Cidadão do gestor ou representante legal para verificar a identidade (KYC) e para a gestão do serviço ao cliente. *Certificado de matrícula: Verificar que o veículo está em conformidade com os registos administrativos oficiais, e portanto com o regulamento de trânsito; *Documento do seguro: Verificar que o veículo está segurado; *Inspeção técnica: Verificar que o veículo cumpre todos os requisitos legais/técnicos em matéria de trânsito; *Dados bancários: Informações necessárias para poder aceder ao pacote de remuneração; *Autorização de aluguer (quando o locatário/titular e o Proprietário são duas pessoas diferentes); *Kbis (menos de 3 meses) para Proprietários profissionais; *Documento "Declaração dos Beneficiários Económicos" para Proprietários profissionais (solicitado pelo nosso parceiro MangoPay).

3.3 Dados bancários e de identidade

Para concluir o Contrato de aluguer entre um Locatário e um Proprietário, podem ser registados os dados bancários de diferentes fornecedores de pagamento. Podem ser coordenadas de cartões bancários para processar pagamentos no nosso site, bem como IBAN/BIC (para receber transferências).

Além disso, a verificação KYC (Conheça o seu cliente: mais informações através deste [link (https://www.ecb.europa.eu/paym/groups/pdf/dimcg/ecb.dimcg210127_item3.1b.en.pdf)) obriga-nos a validar por um fornecedor a boa conformidade dos documentos de identidade dos nossos Utilizadores. Todos os nossos fornecedores também cumprem o RGPD (https://www.cnil.fr/fr/reglement-europeen-protection-donnees).

Os nossos prestadores de pagamentos são:

Mangopay: Prestador que permite a gestão monetária segura de Reservas no que diz respeito à recolha e pagamento de Remunerações.

Paypal: Prestador que permite realizar pagamentos seguros através da ligação a uma conta na sua Plataforma por cartão de crédito ou por débito bancário.

Klarna](https://cdn.klarna.com/1.0/shared/content/legal/terms/0/fr_fr/privacy): Prestador que permite realizar pagamentos seguros através da ligação a uma conta na sua Plataforma por débito bancário.

Floabank: Prestador que permite realizar pagamentos seguros por micro-crédito (em 4 vezes).

Todas as informações bancárias são recolhidas, cifradas e armazenadas nos servidores seguros dos nossos prestadores. Todos estes dados só podem ser utilizados para fins úteis na execução dos serviços propostos pela Yescapa.

4. Prazos de conservação dos seus dados pessoais

4.1. Dados pessoais

Os seus dados pessoais são conservados por um período de 3 anos a contar da última utilização da nossa Plataforma. Após este prazo, os seus dados pessoais serão eliminados, exceto nos casos mencionados no artigo 4.3.

4.2. Documentos

Os documentos de identificação (carta de condução, documento de identificação e comprovativo de morada) são conservados por um período de 6 meses a contar da data de término do contrato de aluguer.

4.3. Dados financeiros e de faturação

Os dados financeiros e de faturação serão conservados por um período de 10 anos, conforme exigido pelas leis fiscais e contabilísticas aplicáveis.

5. Utilização dos dados da newsletter

Ao subscrever a nossa newsletter, autoriza-nos a utilizar os dados que forneceu para lhe enviar regularmente a newsletter por e-mail. Pode cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento, através de um link fornecido na newsletter, do nosso formulário de contacto ou diretamente no site Yescapa, na secção "A Minha Conta" e depois "Perfil".

6. Os seus direitos relativos à utilização dos seus dados pessoais

Tem direitos relativos à utilização dos seus dados pessoais. Estes são explicados nos vários pontos indicados neste artigo 6. Estes direitos estão disponíveis nos parágrafos 6.1. a 6.8. Encontrará nos artigos 6.8 e 6.9 como exercer estes direitos.

6.1. Direito à informação

Tem o direito à informação sobre a utilização dos seus dados pessoais. Este direito é exercido através desta Política de Privacidade.

6.2. Direito de oposição

Se não desejar que os seus dados sejam utilizados para atividades de marketing direto, estudos de mercado ou para qualquer outro fim específico, tem o direito de se opor. Respeitamos a sua escolha e comprometemo-nos a interromper imediatamente a utilização dos seus dados para esses fins.

6.3. Direito de acesso

Tem o direito de saber quais os dados que temos sobre si, como são tratados e para que fins. Forneceremos um documento que detalha esses dados.

Este documento será fornecido no prazo máximo de 1 mês.

6.4. Direito de retificação

Pode solicitar a retificação de informações inexatas ou incompletas sobre si. No entanto, podemos manter algumas informações sobre si por motivos legais ou por motivos imperativos que nos obriguem a fazê-lo para nos protegermos ou protegermos um utilizador de uma possível fraude ou suspeita de violação dos nossos termos gerais.

6.5. Direito ao apagamento

Pode solicitar o apagamento dos seus dados pessoais. No entanto, podemos manter algumas informações sobre si por motivos legais ou por motivos imperativos que nos obriguem a fazê-lo para nos protegermos ou protegermos um utilizador de uma possível fraude ou suspeita de violação dos nossos termos gerais.

Além disso, a lei obriga-nos a manter parcialmente os seus dados para efeitos de faturação, por um período de 10 anos.

Este pedido será processado no prazo máximo de 1 mês.

6.6. Direito à portabilidade

Tem o direito de receber uma cópia dos dados pessoais que nos forneceu num formato estruturado, comum e de leitura automática. Este direito permite-lhe transferir esses dados para outros serviços ou plataformas à sua escolha.

6.7. Direito à limitação do tratamento

Tem o direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados em vez de os apagar. Nesse caso, garantiremos que os seus dados não sejam tratados para outros fins que não a sua conservação.

6.8. Como exercer os seus direitos junto da Yescapa

Se deseja exercer o seu Direito ao Apagamento dos seus dados, clique no link do formulário: https://yescapa.typeform.com/to/ZYlef7ic

Se deseja exercer o seu Direito de Acesso e consultar os seus dados, clique no link do formulário: https://yescapa.typeform.com/to/ZYlef7ic

Para qualquer outro pedido de exercício de direitos relacionados com a utilização de dados na nossa Plataforma ou para contactar o Responsável pelo Tratamento, convidamo-lo a contactar-nos por e-mail para o endereço dpo@yescapa.com.

6.9. Como exercer os seus direitos junto dos nossos parceiros

Abaixo encontrará as políticas de privacidade dos nossos prestadores de serviços. Se deseja exercer os seus direitos com estes parceiros, pode consultar as suas políticas de privacidade.

6.9.1 Mangopay

A Mangopay é o nosso parceiro no que diz respeito a serviços de pagamento. Fornece uma plataforma segura de pagamento. Para consultar a política de privacidade deste prestador, clique no seguinte link: https://mangopay.com/privacy-statement

6.9.2 Floabank:

A Floabank é uma parceira que permite fazer microcréditos e oferece um meio de pagamento adicional. Se utilizar este serviço, também estará a utilizar o serviço da Mangopay. Para consultar a política de privacidade deste prestador, clique no seguinte link: https://www.floabank.fr/politique-confidentialite

6.9.3 Onfido:

A Onfido é uma parceira que verifica e autentica documentos de identificação. Isto permite-nos assegurar a autenticidade dos documentos fornecidos pelos nossos utilizadores para evitar qualquer risco de fraude. Para consultar a política de privacidade deste prestador, clique no seguinte link: https://onfido.com/privacy/

7. Utilização de cookies

Para saber mais sobre a utilização de cookies, convidamo-lo a consultar a nossa Política de Cookies que complementa esta Política de Confidencialidade.

8. Criação e acesso às contas

Ao registar-se no site, pode escolher entre várias opções. Pode registar-se com o seu e-mail e uma palavra-passe (8.1.) ou utilizar uma ferramenta como Apple Connect (8.2.) ou Facebook Connect (8.3.).

8.1. Palavra-passe

É responsável pela confidencialidade da sua palavra-passe. É crucial não partilhar nunca a sua palavra-passe com terceiros e mantê-la estritamente confidencial.

Encorajamo-lo vivamente a escolher uma palavra-passe forte, composta por uma combinação de letras, números e caracteres especiais, e a atualizá-la regularmente.

Em caso de dúvida ou suspeita de acesso não autorizado à sua conta, contacte-nos imediatamente.

8.2. Informações para utilização do Apple Connect

Oferecemos a possibilidade de se conectar à nossa plataforma através do Apple Connect, proporcionando assim uma experiência de registo e login mais fluída. Quando escolhe esta opção, podemos recolher certas informações limitadas da sua conta Apple, como o seu nome e apelido, para facilitar o processo de registo e garantir a precisão dos seus dados.

O e-mail utilizado para a sua conta Yescapa será automaticamente gerado pela Apple e ocultará o seu endereço de e-mail pessoal. O nosso serviço poderá usar este endereço de e-mail para comunicar consigo. Este endereço de e-mail redireciona para o seu endereço de e-mail pessoal. Assim, poderá receber as nossas comunicações diretamente na sua caixa de correio através do redirecionamento feito pela Apple.

Salientamos que respeitamos escrupulosamente as políticas de privacidade da Apple e não recolhemos, utilizamos ou partilhamos quaisquer outras informações sensíveis da sua conta Apple sem o seu consentimento explícito.

8.3. Informações para utilização do Facebook Connect

O Facebook Connect é um serviço do Facebook, Inc. A utilização do Facebook Connect está sujeita à política de privacidade e às condições de utilização do Facebook. Ao utilizar o Facebook Connect, alguns dados (o seu nome, apelido e endereço de e-mail) do seu perfil do Facebook são transmitidos à Yescapa. Estes dados são armazenados e processados pela SAS Yescapa para registo na Plataforma. Ao registar-se na Plataforma Yescapa através do Facebook Connect, consente a transferência dos dados do seu Perfil do Facebook para a Yescapa. Além disso, autoriza a Yescapa a utilizar estes dados.

9. Utilização e moderação das suas mensagens

Podemos tomar conhecimento das mensagens enviadas entre utilizadores, nomeadamente para prevenir casos de fraude, ajudar os nossos utilizadores, lidar com comportamentos considerados inadequados ou verificar o cumprimento adequado dos nossos termos gerais de utilização pelos utilizadores.

Esta verificação ocorre apenas por motivos imperativos e não será efetuada para fins comerciais, de marketing ou estatísticos. Desejamos lembrar aqui aos nossos utilizadores o nosso desejo de preservar, tanto quanto possível, a confidencialidade dos seus dados pessoais e das suas declarações.

10. Atualização da nossa política de privacidade

Podemos atualizar periodicamente esta Política de Privacidade para refletir alterações nas nossas práticas de tratamento de dados. As atualizações serão publicadas no nosso site e a data da última atualização será indicada no rodapé da página. Convidamo-lo a consultar periodicamente esta Política de Privacidade para se manter informado sobre as atualizações efetuadas.

11. Contacto

Para qualquer questão relacionada com esta Política de Privacidade, a nossa Política de Cookies ou para contactar o Responsável pelo Tratamento, convidamo-lo a contactar-nos por e-mail para o endereço dpo@yescapa.com.